sexta-feira, 6 de junho de 2008

O poder da trilha sonora.

Quem não lembra de orcs morrendo enquanto Legolas da flechadas, ao ouvir a trilha de Senhor dos Anéis?
Ou talvez você se lembre das aventuras de um certo pirata, ouvindo 3 notas do tema de Piratas do Caribe.

Mas você se lembra da trilha do filme do cabeça de teia por exemplo? Garanto que não.
Ou do curioso Homem de Ferro, em que a musica tema do filme não toca nem uma vez no mesmo(essa talvez você se lembre pois é uma musica do black sabbath com o mesmo nome).

Bom, o fato é que a trilha sonora, é a alma de um filme. Existem casos em que somente a trilha consegue salvar os filmes, como no caso dos antigos filmes do Batman, que depois do primeiro, foram todos salvos pelas trilhas sonoras, todos se lembram de "Kiss fron a rose" de Seal e "Hold me, Thrill me, Kiss me, Kill me" do U2.
A importancia da trilha sonora fica ainda mais evidente no caso dos jogos, pois nestes, ela acompanha ou define a ação e o movimento do jogo, podendo mostrar também os sentimentos dos personagens como acontece nos filmes.

Como nas telonas, nos games a trilha sonora pode destruir um jogo, como o caso de um sitado anteriormente aqui no blog o "Lost Winds" no qual a trilha é tão lenta e desanimada(mesmo sendo um jogo de ação) que se você não jogar sentado e com a luz acesa, é bem capaz de pegar no sono enquanto joga.

E é claro, muitas trilhas também entram para a história dos games, como é o caso de Final Fantasy, Devil may cry e Kingdom Hearts. Qualquer musica destes tres jogos sitados, se forem tocadas, você logo lembrará dos mesmos, eu garanto.

Pra finalizar, muitos filmes pecam justamente nesse detalhe, que deveria ser considerado um ponto muito importante, afinal, a trilha acima de tudo, faz com que o filme fique na memória das pessoas e sendo abrindo portas pra continuações e revisões dos mesmos. E é claro que isso vale também para jogos e comercias de TV e radio.

Obrigado a todos.

E tenham um bom dia.

Um comentário:

Julio Pieri disse...

Oi!
Não podemos deixar de citar os classicos "Indiana Jones", "Rock", "Star Wars", e tantos outros que só são o sucesso q são pelas musicas!
Um abraço!
The Brow